Ela é do tipo que lê tudo que encontra na internet, ACREDITA em tudo que lê e pior, as vezes não lê o texto inteiro ou se baseia na informação do tÃtulo. Dessa forma, minha ajuda tem se resumido única e exclusivamente a interpretar textos. E foi isso que desencadeou a minha indignação!!!!!!
A novela da Granola!
A nutri passou na dieta dela, granola todos os dias no café da manhã. Eu achei super válido, até porque amo granola, todos aqui em casa comem e as vezes uso a danada como refeição MESMO, substituindo um almoço por uma bela tigela de granola com leite desnatado, uma pitada de canela e umas gotinhas de LÃnea. Ela também adooooooora granola, mas não tinha o hábito de comer, nem lembrava de comprar.... Blah blah blah!
Pesquisando na internet...... a danada achou uma matéria, a qual seu tÃtulo já era assustador. GRANOLA ENGORDA! Pronto, isso foi o suficiente pra ela cortar a granola do cardápio, mesmo contrariando a orientação da nutri. Daà procurando outras matérias similares, leu e confirmou que granola não presta.
Quando a questionei sobre a granola e ela me disse que tinha parado de comer porque engordava, afinal, tinha lido várias matérias e tals, fiquei meio surpresa e pedi os links.
Gente, é de matar.... Mas resumindo...
A matéria que estampa "GRANOLA ENGORDA" , explica lá nas entrelinhas que existem granolas com muito açúcar em sua composição. A matéria " CUIDADO COM A GRANOLA", é porque sendo a granola um alimento industrializado, deve-se ter cuidado ao comprá-la, evitando que tenha aditivos desnecessários.. E assim por diante....
Eu até entendo que os tÃtulos precisam ser chamativos, mas tenho pavor de tÃtulos apelativos, pois assim como ela, tenho certeza que outras pessoas também foram "contaminadas", achando que a coitada da Granola não presta! E olha que Granola é um dos alimentos mais do bem que eu conheço!!!!
Muitas matérias não colocam explicitamente o que seria o certo e isso acho outra grande sacanagem. Essa, por exemplo, que diz que granola engorda, não sugere o consumo regular de granola diet, sem açúcar, não fala dos benefÃcios, não fala do bom senso em comer quantidades moderadas, só mete o pau! A outra que se refere a granola como alimento industrializado, tem lá sua razão, mas não expõe soluções, não diz sequer para pessoa dar uma olhadinha no rótulo e filtrar informações, fazendo assim, uma escolha saudável.
Quer saber o que eu acho? Que são matérias irresponsáveis, feitas por magricelos que não tem a mÃnima noção do que estão falando! Gente irresponsável que não vai "à campo", como chamamos, atrás de informações corretas, informações oficiais ou opiniões médicas.
Depois de "interpretar" passei pra ela a minha visão sobre as matérias e ela entendeu a que se tratavam. Em parte a culpa é dela também, que não leu totalmente o texto. Seria o mesmo que passar os olhos por cima deste meu texto e só ler as palavrinhas em caixa alta. Outro erro básico foi confiar mais na internet do que na nutri. Se você não confia, troque de médico!
Tudo tem um lado bom e um lado ruim, sempre. A internet facilita muito a vida das pessoas, mas também pode atrapalhar, principalmente nesses casos "dietéticos". LEIA realmente as matérias, forme uma opinião FUNDAMENTADA e pondere sua ações.
No final das contas, ela voltou a consumir granola. Diga-se de passagem, fomos juntas ao supermercado ontem e descobri que tinha outros alimentos da dieta da nutri que ela tinha "cortado" porque "achava" que engordavam.
Bjkas!
Imagem do Post: Assim também guardo minha granola, em um pote de vidro; O consumo aqui em casa é de 2,5kg por mês (3 pessoas); Compro pacotes de 1kg de granola diet e pago R$ 17,00; Não curto comprar à granel, pois desconfio do acondicionamento; Uso em bolos, cookies, pães e pura com leite.
