alimentação

Antes... bem antes

17:46

É certo que hoje em dia, criança gorda não é mais considerada criança bonita.. mas lá nos anos 70 quando nasci, a premissa de gordura ser o mesmo que saúde era válida para boa parte das famílias.


Quando olho as fotos da minha infância me apavoro! Eu era no mínimo o dobro do tamanho das outras crianças e acho que em parte, o fato de me lembrar de muitas coisas dessa época é consequência do tanto de sofrimento que passei.

A maior prova de que eu era sedentária e extremamente obesa é o fato de eu não ter conseguido aprender a andar de bicicleta. É verdade, além de não ter espaço e nem oportunidade, as poucas tentativas de aprender foram desastrosas e traumáticas. Por fim, peguei trauma e não quis mais.

O post de hoje tem o intuito de conscientizar pais e mães que acham que não tem o controle sobre a alimentação dos filhos! Tem, eu tenho sobre os meus filhos(isso que já são adolescentes!) e para alertá-los que manter bons hábitos desde cedo evitará o desperdício de uma vida em constante luta contra a balança no futuro.

É chato e cansativo explicar tudo sobre alimentação para os filhos e é realmente difícil fazê-los entender, mas é muito importante insistir! O apelo da mídia é muito forte e as vezes você pode se sentir pequenininha frente as inúmeras tentativas de sedução que as empresas utilizam para entupir nossos pimpolhos de porcarias. Com jeito e muito diálogo você consegue vencê-los!

Permita que seu filho ou filha quando criança, tenha o sonho de ser um super-herói e não de ser MAGRO. Que na adolescência tenha o objetivo de encontrar a profissão certa e não de ser MAGRO e quando adulto, possa ter projetos menos sofridos do que passar boa parte da vida tentando ser ou manter-se MAGRO!

Sei que é um texto pesado e forte, mas acredito que todo pai e mãe quer e busca manter a saúde do seu filho, então, todo esforço é válido e recompensador.

Bjkas!

* Foto do post: Eu com 5 anos e com quase 50 quilos! Advinha se a festinha à fantasia foi divertida pra mim?

You Might Also Like

28 comentários

  1. Poxaaa... me vi tanto aqui, sabe?
    Triste infância (também não aprendi a andar de bicicleta):(
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Como não se identificar com esse texto...
    ai ai muitas de nos tbm foi gordinha quando criança....

    ResponderExcluir
  3. Adoro vir aqui e ler o que vc escreve...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga...
    adorei o post
    a minha bichinha tem 3 aninhos, adora comer matinhos, jiló, tomate, come de tudo, é forte e come besteirinhas, poucas, mais são coisas de crianças...
    tenha uma ótima quarta
    bj flor

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que a minha filhota não herdou os meus genes :)
    Tento incutir diariamente bons habitos alimentares e uma vida activa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. É, realmente naquela época (eu sou de 78)as mães achavam q filho saudável era filho gordinho e eu tb passei por isso.
    Mas q bom q hoje em dia as coisas estão diferentes, pelo menos para alguns né?
    Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Nine, você tem toda a razão do mundo! Criança obesa não tem saúde e pode virar adulto obeso, com problemas para o resto da vida. É fundamental ensinar as crianças a comer saudável, dando exemplo!
    Não fui uma criança obesa (comecei aos 20!!!) mas acho uma epidemia que está começando: obesidade infantil. Em breve serão uma geração que não sabe nem comer nem se mexer!
    Muito boa essa matéria. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga
    engraçado é que eu era uma criança hiper mega saudável
    minha mãe diz que enquanto ela cuidava de mim eu era magra e saudável. Eu fazia natação, balé, jazz.... comia muita coisa saudável. Na adolescencia,eu tive meu ato de rebeldia, e bati o pé pra sair das aulas de dança....sai. Não satisfeita, eu matava natação pra ver os amigos, aí eu ficava naquela, faz dois meses, fica 6 meses parado. E assim foi indo.
    E nessa, eu vejo que 90% culpa dos pais quando a criança é obesa, pois eles ainda tem o controle sobre elas, sobre alimentação, sobre esporte.... tudo!
    bom é isso

    ah, vou te mandar os dados por email
    =]

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Respondendo a sua pergunta... Não sou formado em nutrição. Tudo o que eu sei é fruto de vivências e leituras. A respeito do efeito sanfona, a maioria dos especialistas consideram que até 2 quilos não é efeito sanfona. Mas o que passar disso, deve servir de sinal de alerta. Eu me peso semanalmente e só permito oscilações de 2 quilos para mais ou menos e assim, vou regrando minha vida. Espero que tenha ajudado você.
    Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  10. oie
    retribuindo a visita!!!
    Fui uma criança magra, as apartir do doze era tao gordinha que sempre caçoavam de mim... fiquei traumatizada e aos 20 era um pitelzinho... mas doente, com anemia, visto que nao comi e me entupioa de remedios controlados.
    Agora, apos agravidez, osu gorda, mas com pensamento e atitude saudável.
    bjo
    vou te seguir.

    ResponderExcluir
  11. OI amiga, é barra mesmo, meu sonho de infancia realmente era ser magra, de adolescencia tambm, hoje com 18 anos, tenho um peso normal,meu imc é 23,83 mas ñ sou magra, e sse ainda continua sendo meu sonho!

    ResponderExcluir
  12. Putz Nine.. que barra.. era bem cheinha mesmo..
    Meu filho tem quase 5 anos, pesa 25 kg, mas é magro.. os ossos sao pesados mesmo.. mas menina, agora to pegando mais pesado com a alimentação.. porque se eu deixar, ele come um pacote de biscoito recheado de uma vez.. minha sorte é que ele adora frutas tbem.. entao faço um saladao pra ele comer.. mas se deixar, quando ele ta em casa, ele nao para de comer....af
    beijocas

    ResponderExcluir
  13. Olá, Nine!

    Vivi esse drama na infância... fora os apelidos que me davam... rolha de poço e outros. Eu aprendi a andar de bicileta, mas me lembro como se fosse hoje de um dia que a turminha saiu pedalando, cada um levando outra criança na garupa. Eu ouvi que eu tinha de ir sozinha porque senão ia estourar o pneu da bicicleta.
    Minha filha é mais saudável que eu, graças a Deus!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Coloquei ontem essa informação no meu BLOG. Se vc puder divulgar, é ótimo para quem mora em São Paulo ou perto de lá: Obesidade infantil: tratamento gratuito em São Paulo.

    Mais detalhes estão no meu blog.


    Beijos!

    Solange
    http://escrevepraemagrecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. OLÁ
    POST ÓTIMO VIU?
    FICA O ALERTA Q É SEMPRE BEM VINDO
    É UM ASSUNTO SÉRIO ESSE

    BJINHUS

    ResponderExcluir
  16. Oie amiga,

    Seu texto me fez pensar sobre meus filhos, principalmente o menor, que na maioria das vezes que tomar mais mamadeira e ele já tem 4 anos!! Eu preciso agora impor certos hábitos saudáveis pra que ele não sofra com o sobrepeso, que é horrível, para que ele possa ter sonhos diferente e não o de ser magro!!

    Valeu pelas dicas!

    beijos e tenho um excelente dia!!

    ResponderExcluir
  17. Nina, olha só, concordo contigo em tudo, tenho muita mágoa dos meus pais por isso, pq se tivessem me ensinado bons habitos eu poderia ter curtido melhor a infancia,,,sabe com qntos anos aprendi a andar de bike? com 13 anos, pois colocquei isso na cabeça q queria aprender, porem perdi inumeros passeios com as crianças,e sempre era excluida das brincadeiras, nas corridas, nas brincadeiras, em tudo,,,e nas festinhas acho q me divertia tanto qndto vc na sua festa a fantasia... Sabe as vezes acho tão injusto, ser gordo já é motivo de preconceito, ainda mais qndo crianças, q além de todo mundo ser mais cruel falando as verdades na cara, a vitima(O GORDINHO) não tem a minima estrutura p saber pq é discriminado, e toda a sensação de rejeição é ampliada mais ainda...um beijão

    ResponderExcluir
  18. Oi Nine, tb fui uma criança fófis! Gera traumas...Mas enfim, um dia a gente desperta e antes tarde q mais tarde.

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi, linda!

    Também fui uma criança gorda e muito discriminada, e não desejo isso para ninguém. Crianças são muito lindas, mas são muito cruéis quando apontam os defeitos dos outros. Tudo o que sofri na infância e na adolescência foram determinantes para a minha baixa autoestima, e hoje tento trilhar o caminho do equilíbrio e da felicidade.
    Acho que nós, pais, não devemos ficar ensinando nossos filhos a contar calorias, mas conscientizá-los da importância de uma alimentação saudável, incentivá-los a praticar atividades físicas e, acima de tudo, mostrar-lhes seu valor como pessoa, evitando ao máximo que eles descontem emoções na comida.
    Passei a vida inteira obcecada por magreza e isso me fez sofrer muito, não quero isso para o meu filho. Gordura não é sinônimo de saúde e, graças a Deus, por enquanto meu filhote é bem sequinho, puxou ao pai. Espero que a genética não se inverta e ele puxe pra mamãe! huahuahuahua

    Bjus

    ResponderExcluir
  20. Lindo amiga, o meu filho é bem magrinho, como muito mal. Na verdade eu sou a unica que o acha assim, tenho que mudar a minha mente e insistir numa alimentação saudável para ele e minha família!! =D

    ResponderExcluir
  21. Excelente teu comentário.
    Também fui gordinha desde criança e sofri muito com isso, com os apelidos, com as aulas de educação física, as festinhas na adolescência.
    Mas o importante é que podemos dar a volta por cima e mudar o rumo de nossa história!
    Menina, vc já tem filho?
    E são adolescentes?
    Meu Deus, mas vc foi mãe quase criança, pq suas fotos mostram uma menininha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Nineeee, meu deus!
    eu era assim tbm, quer dizer, sou até hoje. mas quando novinha tbm era gorda assim, ai que sofrimento viu. Ser chamada de "gorda, baleia, saco de areia" crianças nessa idade não tem coração e nem papas na língua, eu sofri mto preconceito viu.. DEMAAAAAIS, ainda sofro, mas as pessoas tendem a ser mais politizadas ou falsas, não sei kkkkkkkk

    bom final de semana linda
    Beijão :*

    ResponderExcluir
  23. oi amiga ..obrigada pelo apoio e carinho no meu blog .....a cirurgia foi perfeita ...to muito feliz ...muitoooo mesmo rs
    to radiante .cheguei ao meu objetivo ....mas agora vem a luta ne ?
    manter ....
    de novo de dou parabens pelas suas conquistas ...vc tem uma linda historia de sucesso .estou um tempao aqui no seu cantinho e nao canso de ler rs ...muito legal .
    tenha um otimo domingo e
    uma exelente semana ....beijao enorme e fique com deus

    ResponderExcluir
  24. Tem horas em que as imagens dizem "tudo"

    Não fui criança gordinha, mas na adolescência, quando precisava estar "tinindo" pra dar aquela impressionada (era minha intenção) a coisa dos hormônios levou tudo escada abaixo:foi aquela luta! durou até os 16 anos...recomeçando aos 21, logo após o casamento;Avv!

    Voce é uma batalhadora*

    Beijus

    ResponderExcluir
  25. Minha linda, boa mensagem, e pelo que vejo a menininha cresceu e se tornou uma linda princesa!
    Isso que importa também, sua consciência hj, e o carinho de passar para frente a mensagem!!!
    Bjs com carinho
    Lulu & Sol

    ResponderExcluir
  26. Oii

    Adoro seus posts!

    Tomara que concientize algumas mães que não ajudam os seus filhos que já sofrem de obesidade infantil!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  27. bah ,,,tive que comentar novamente este post, gostei demais e concordo muito,,,olha só,, passei minha infancia, minha adolescencia e parte da minha juventude nessa de querer ser magra,,,é o meu sonho e objetivo,,,mas agora quero com garra, para poder ter paz para ter outros objetivos,,,um beijão...ps: criança gorda sofre muito mesmo

    ResponderExcluir
  28. Olá, achei muito legal sua experiência, é uma luta q travamos, não é??? que deus a abençoe....

    ResponderExcluir

SUBSCRIBE

Like us on Facebook